O LANÇAMENTO OCORRERÁ AO VIVO, COM O WEBINÁRIO “A MEMÓRIA EM TRÂNSITO: OS PERCURSOS DOS LIVROS ENTRE O FÍSICO E O DIGITAL”, NO CANAL DO YOUTUBE DA AML, ÀS 19h30 DO DIA 08/02/2022

A Academia Mineira de Letras realiza, às 19h30 do dia 8 de fevereiro de 2022, o lançamento do catálogo virtual da Exposição Escritos de Minas — primeira mostra exibida no site da instituição, que inaugurou a Galeria Virtual AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH — por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores — e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

A obra Escritos de Minas: catálogo da exposição virtual registra todo o conteúdo da mostra, com texto de apresentação de Rogério Faria Tavares, Presidente da AML, e texto de introdução da Academia Mineira de Letras. Além disso, inclui informações curatoriais, preparadas por Larissa Pena, e é prefaciada por Ana Elisa Ribeiro, doutora em Linguística Aplicada e professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Para lançamento do catálogo, a AML realizará uma mesa de debate, na forma de webinário, sobre a importância da memória, dos registros e da salvaguarda de documentos. A discussão destaca o uso dos recursos e serviços da informação nas perspectivas do desenvolvimento de coleções digitais e da organização bibliográfica nacional.

O webinário A memória em trânsito: os percursos dos livros entre o físico e o digital será transmitido via YouTube, ao vivo, no canal da Academia e contará com a participação da Professora doutora do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG, Ana Paula Meneses Alves, e da Bibliotecária da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária da UFMG, Diná Marques. Participará, também, a curadora da exposição, Larissa Pena. Diogo Andrade, organizador do catálogo, fará a mediação do debate.

Os interessados devem fazer sua pré-inscrição pelo link:

Os ouvintes receberão certificado de 2h/aula, emitido pela Academia Mineira de Letras, mediante preenchimento de formulário a ser disponibilizado durante o evento.

A Academia Mineira de Letras lança o catálogo virtual da exposição “Escritos de Minas”