No período de 30/01 a 02/02, o SiGA estará aberto para a realização da matrícula on-line para o 1º período letivo de 2023.

O preenchimento prévio, via web, do questionário de avaliação de desempenho didático de docentes é exigido para a liberação de acesso ao requerimento de matrícula, exceto para aqueles(as) que realizaram trancamento total em 2022/2.

O acesso ao SiGA se dá pelo portal minhaUFMG em: Sistemas > Aplicações Acadêmicas > Siga UFMG: acesso para alunos da graduação. Utilize somente o navegador Mozilla Firefox, o uso de outros browsers poderá acarretar mau funcionamento da plataforma.

A matrícula on-line poderá ocorrer em até quatro fases:

1ª Fase (Obrigatória)

– Envio do Requerimento de Matrícula on-line (núcleo específico), exclusivamente via app SiGA UFMG: 30/01;

– Envio do Requerimento de Matrícula on-line (núcleo específico) via web e app SiGA UFMG: de 31/01 a 02/02;

– Análise dos requerimentos de matrícula: de 30/01 a 03/02;

– Resultado da matrícula: 10/02.

2ª Fase (Opcional)

– Envio do requerimento de inclusão de novas atividades (núcleo específico) em turmas com vagas: 15 e 16/02;

– Análise dos requerimentos de inclusão: 23 e 24/02.

3ª Fase (Opcional)

– Envio do requerimento de matrícula em atividades de Formação Livre (núcleo geral) e Formação Transversal (núcleo complementar): 28/02 a 01/03;

– Resultado da matrícula: 06/03.

4ª Fase (Opcional)

– Requerimento de matrícula em disciplinas de pós-graduação (núcleo avançado) nos Colegiados de Cursos de Pós-graduação: 06/03;

– Matrícula em disciplinas de pós-graduação (núcleo avançado): 08/03.

Atenção: caso tenha realizado o trancamento total de matrícula em 2022/2, ainda assim deverá requerer matrícula para 2023/1. Do contrário, será desligado(a) da UFMG nos termos do art. 87, inciso V, das Normas Gerais da Graduação.

Início do período letivo: 06/03.

Em caso de dúvida, consulte o colegiado do curso ou o manual do estudante, disponível no link “Ajuda” do SiGA.

Para mais informações, consulte a página do calendário acadêmico no site da UFMG e baixe o calendário de 2023.

Período de Matrícula 2023.1