A partir do dia 1° de fevereiro de 2023, entrarão em funcionamento as catracas instaladas nas portarias da FALE, da ECI e da FAFICH. Sua adoção foi aprovada ainda em 2019 nas Congregações das três unidades acadêmicas que compartilham o chamado “Complexo das Humanidades”.

O uso das catracas tem o objetivo de habilitar as diretorias das unidades a responderem mais plenamente ao público sobre o acesso ao prédio e o uso dado às instalações no dia a dia, favorecendo a segurança da comunidade. Não há intenção de impor qualquer obstáculo ao acesso. O único requisito para a entrada, para qualquer pessoa, será a identificação, que poderá ser feita de modo automático, por meio da carteirinha de acesso, ou pelo registro do próprio nome e identidade em livro de visitas que estará disponível junto às portarias. Quem ainda não tem sua carteirinha de identificação poderá solicitá-la no site minha.ufmg.br, link “Meu Crachá”.

Fonte: Acervo ECI

As diretorias reafirmam o compromisso das três unidades com o princípio básico que orienta o sistema, de natureza igualitária: uma vez registrada a entrada, toda pessoa é bem-vinda; sem registro de acesso, nem mesmo nós, pertencentes à comunidade, poderemos entrar. Trata-se de uma providência elementar voltada à segurança da comunidade interna e um aprimoramento irrecusável em nossa capacidade de prestar contas ao público externo sobre o uso dado ao prédio que nos abriga. 

Funcionamento das Catracas