A Nova Definição de Museus foi aprovada no dia 24 de agosto de 2022 durante a 26ª Assembleia Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM) na cidade de Praga, com grande participação de brasileiros em seu processo de construção e redação.

A Nova Definição inclui importantes conceitos atuais, tais como: diversidade, inclusão, sustentabilidade e traz a palavra pesquisa para o primeiro plano, o que é bem significativo para os museus. A nova definição será adotada pelas instituições museológicas, pelos órgãos públicos gestores da cultura – secretarias municipais, estaduais e ministério? A nova definição deve provocar mudanças nos museus? Quais seriam? Quais caminhos tomar?

A Escola de Ciência da Informação realizou no dia 18 de outubro de 2022, no horário de 9 às 11 horas e 30 minutos, a mesa redonda sobre os processos que envolveram a escolha desta definição e as mudanças decorrentes da mesma. A mesa foi composta pela presidente do ICOM/BRASIL: Renata Motta (Bacharel em Arquitetura (1998), Letícia Julião professora do curso de museologia da UFMG e mediada pela Professora Ana Paula Soares Pacheco, coordenadora do Curso de Museologia da UFMG.

Mesa Redonda | Nova Definição de Museu e Perspectivas Futuras