A Escola de Ciência da Informação (ECI) completou seus 75 anos de história! O dia 12 de março, conhecido por ser o dia do bibliotecário, foi e é um marco para nossa escola. Marcado por muitas comemorações, o dia 12 deste ano foi ainda mais especial.
A data foi marcada pela presença solene da Reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que concedeu no auditório da Reitoria o título de professor emérito às professoras Anna Soledade Vieira, Marília Júnia de Almeida Gardini e ao professor Paulo da Terra Caldeira, figuras ilustres e referências para nossa Escola.



Além do título de professores eméritos, em um segundo momento, e já no prédio da ECI, a noite também foi marcada pela entrega de medalha de honra ao mérito à servidora técnico-administrativa Cláudia Márcia de Lucas reconhecendo sua dedicação, esforço e profissionalismo por pouco mais de 32 anos de UFMG.

A história da escola, com início em 1950, pode ser conferida de perto na Exposição “Memórias Edificadas: a história do Edifício da Escola de Ciência da Informação”, aberta para o público desde o último dia 12 junto ao lançamento do catálogo comemorativo.
Quem passa pela exposição pode acompanhar além dos detalhes da arquitetura e dos jardins, a história da Escola, que até chegar ao prédio atual passou por vários outros locais, passando pelo atual Instituto de Educação, pela Associação Médica de Minas Gerais, pelo Colégio de Aplicação da antiga Faculdade de Filosofia e até no sexto andar do prédio da Reitoria, sob o nome de Curso de Biblioteconomia de Minas Gerais.
Três anos depois de passar pelo prédio da Reitoria, em 1966 o curso foi elevado à categoria de unidade, e passou a se chamar Escola de Biblioteconomia. Ainda no campus, passou pelo Colégio Universitário, e também pelo Prédio da Prefeitura da Universidade.
Depois de muito tempo, e de vários locais em que foi instalada, em 1990 a Escola conquistou sua sede própria, inaugurada há 25 anos. Em 30 de março de 2000 passou a ser nomeada de: Escola de Ciência da Informação.
De lá pra cá a Escola passou por transformações não só físicas mas internas, buscando sempre acompanhar as evoluções tecnológicas e também da própria Universidade.
Que as memórias ao longo desses 75 anos de instituição sejam sempre relembradas, comemoradas e continuadas através das novas gerações e dos profissionais que nossa escola tem o prazer em formar.

Que a Escola de Ciência da Informação continue crescendo cada vez mais, com muito sucesso e com seus lindos jardins que encantam quem passa pelo prédio! Logo mais chegamos aos 100 anos, mas enquanto esse dia não chega, continuamos a construir e a trilhar um lindo caminho até lá.