A Comissão Interna do Plano Anual de Desenvolvimento (PLAD) da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG torna público, no âmbito desta Unidade:

A realização de Processo Seletivo para classificação de servidores técnico administrativos em educação (TAE), interessados na concessão de Afastamento para participação em Programa de Pós Graduação stricto sensu ou na participação de Ação de Desenvolvimento em Serviço (ADS), para o ano de 2026. 

Caso tenha dúvidas, entre em contato com os membros da Comissão PLAD2026.

Cronograma do Processo Seletivo – PLAD 2026

ETAPASDATASSTATUS
Divulgação do Edital de Seleção24/10/2025Finalizado
Período de recurso em face do Editalde 24/10/2025 a 29/10/2025Recurso recebido – indeferido pela Comissão PLAD 2026
Período de inscriçõesde 30/10/2025 a 10/11/2025 Finalizado
Divulgação da lista das inscrições deferidas e indeferidasaté 17/11/2025Finalizado
Período de interposição de recursos em face da lista de inscriçõesde 18/11/2025 a 19/11/2025 
Divulgação das respostas aos recursos interpostos, em face da lista de inscriçõesaté 24/11/2025
Divulgação da lista final das inscrições deferidasaté 28/11/2025
Publicação do resultado da classificaçãoaté 03/12/2025
Prazo para interposição de recursos em face do resultado da classificaçãode 04/12/2025 a 05/12/2025
Divulgação das respostas aos recursos interpostos em face do resultado da classificaçãoaté 10/12/2025
Divulgação do resultado final da classificaçãoaté 11/12/2025

Edital de Seleção – PLAD 2026

Edital Nº 2876/2025, de 24 de outubro de 2025 – em 24/10/2025

Da Primeira Etapa: Das inscrições
Realize a sua inscrição conforme orientações constantes no Edital 2876/2025, conforme item 5.1 do Edital.

O (a) candidato (a) deverá, obrigatoriamente, abrir um processo no SEI-UFMG do tipo “Pessoal: Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)”, endereçado às Unidades ECI-SGE-CH e ECI-COPERE.

É necessário incluir todos os seguintes documentos obrigatórios abaixo relacionados:

a) Formulário de Inscrição conforme modelo (4663450), devidamente preenchido, com todos os campos completos, e assinado pelo (a) servidor (a) solicitante;
É possível incluir o formulário no processo SEI-UFMG como documento editável (4663450) — conforme orientações apresentadas abaixo.
Caso prefira, você também pode inserir o formulário em formato PDF como documento externo, desde que esteja devidamente preenchido e assinado.
b) Carta de aceite ou comprovante de matrícula no programa de pós-graduação;
c) Projeto de pesquisa ou Plano de Estudos a ser desenvolvido;
d) Currículo Lattes atualizado;
e) Resultado da última avaliação de desempenho;

Orientações para abertura do processo no SEI-UFMG – Inscrição

Siga as orientações gerais dispostas abaixo, sobre a abertura do processo SEI-UFMG (para envio da sua inscrição)

  1. Abra o SEI-UFMG com login do MinhaUFMG;
  2. Clique no ícone “iniciar processo”;
  3. Selecione o tipo de processo: Pessoal: Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP);
  4. Nomeie o processo com o seguinte título: “Inscrição Processo Seletivo PLAD2026”.
  5. Selecione a opção de nível de acesso restrito – hipótese legal (art. 31 da Lei nº 12.527/2011) e salve;
  6. Clique no ícone “incluir documento” (menu superior);
  7. Escolha o “tipo de documento” – Formulário;
  8. Na próxima tela, selecione a opção “documento modelo” e insira o seguinte número no campo (4663450). Em seguida, preencha os campos necessários e salve.
  9. Na próxima tela, selecione a opção “editar conteúdo” (menu superior), e edite o formulário com as informações solicitadas;
  10. Inclua os documentos obrigatórios para a inscrição, constantes no item 5.1 do Edital;
  11. Após a inserção de todos os documentos obrigatórios, envie o processo para as Unidades ECI-SGE-CH e ECI-COPERE, no prazo estabelecido no cronograma do Edital;

    Atenção:

    * A Comissão Interna do PLAD não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida nos prazos estabelecidos no item 11 deste Edital, por motivos de ordem técnica, tais como: problemas nos computadores utilizados pelo candidato, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação ou de outros fatores alheios à atuação da Comissão;
    * Não serão aceitos documentos encaminhados após o período de inscrições estabelecido no item 11 deste Edital.
    * Serão indeferidas as inscrições de candidatos (as) que não apresentarem todos os documentos obrigatórios exigidos no item 5.1.2.

DA SEGUNDA ETAPA: DA ANÁLISE DAS INSCRIÇÕES

Lista das inscrições deferidas e indeferidasdivulgado em 17/11/2025


DA TERCEIRA ETAPA: DA CLASSIFICAÇÃO (…)


DO RESULTADO (…)


Legislações e documentos relacionados

Portaria Nº 10283, de 10 de outubro de 2025, que designa a Comissão de elaboração e de implementação do Plano Anual de Desenvolvimento da Escola de Ciência da Informação (PLAD 2026).

Resolução Complementar Nº 01/2023, que estabelece a Política de Desenvolvimento dos Servidores Técnico Administrativos em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e revoga a Resolução Complementar do Conselho Universitário Nº 05/91, de 28 de novembro de 1991.

Apêndices I e II – Cálculo da força de trabalho anual por unidade/órgão (Apêndice I) e Barema de análise do processo seletivo (Apêndice II)

Apresentação da PRORH (Política de desenvolvimento dos servidores técnico administrativos em educação da Universidade Federal de Minas Gerais)

Compilado de normas sobre afastamento para ação de desenvolvimento dos técnicos administrativos em educação (TAES)

Decreto Nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento.


Informações sobre Pedido de Afastamentos

Sistema ARCOS (Afastamentos)
Manual do Sistema ARCOS
Informações sobre ADS (Base de Conhecimento SEI-UFMG)

PLAD 2026