A avaliação de documentos no contexto da produção de documentos digitais e seu impacto no ensino de arquivologia.

Coordenadora:  Cintia Aparecida Chagas
Resumo: O estudo pretende analisar os impactos da alteração da natureza dos suportes documentais, com a emergência dos documentos digitais na avaliação de documentos arquivísticos e como isso se reflete no ensino de arquivologia

Arquivo, memória e cidadania: história da implantação das legislações arquivísticas em Minas Gerais

Coordenador:  Renato Pinto Venancio
Resumo: As relações entre documento, arquivo e memória não são simples nem diretas. As organizações públicas e privadas, em seus contextos orgânicos, produzem e acumulam documentos relacionados a seus objetivos e atividades. Nesse sentido, pode-se dizer que os arquivos, ao conservarem grandes conjuntos documentais, preservam os registros da memória das instituições de uma sociedade. Para que a manutenção, organização e acesso aos fundos arquivísticos sejam eficientes, é preciso a existência de instituições de custódia, ou então que estruturem diretrizes em relação à custódia descentralizada. Tais instituições inscrevem-se nas políticas da memória. Essas políticas, ao longo do tempo, se entrelaçam a outras, como as que estruturam a gestão de documentos, base do acesso eficaz à informação e garantidoras do controle da sociedade em relação às decisões dos agentes públicos. Este projeto analisa a formulação dessas questões na legislação arquivística de Minas Gerais, e suas mudanças ao longo do tempo, assim como as experiências de sua implementação, contextualizadas no quadro nacional. Sublinha-se, ainda, que a não implementação dessas políticas resulta em múltiplos comprometimentos da cidadania, seja na não preservação dos registros da memória, seja na criação de opacidades da esfera pública.

Bibliotecas escolares e sistemas de ensino em Minas Gerais

Coordenadora: Marília de Abreu Martins de Paiva
Resumo: Estudo das configurações que os diversos sistemas de ensino (o estadual e os municipais, somente para falar dos sistemas públicos) atribuem às suas bibliotecas escolares, incluindo recursos humanos, coordenação (administrativa e técnica) das bibliotecas , origem dos acervos, documentação do sistema, avaliação e formação, e também a própria concepção de biblioteca escolar. Inclui estudos comparativos nacionais e internacionais.

Desinformação nas plataformas digitais: diagnóstico e enfrentamento do fenômeno

Coordenador: Rodrigo Moreno Marques
Resumo: O projeto de pesquisa é norteado pela seguinte questão: que medidas podem ser tomadas para enfrentar o fenômeno da desinformação que tem se expandido e se tornado cada vez mais complexo? Partindo desse problema, foram estabelecidos dois objetivos principais: (i) realizar uma categorização dos diferentes tipos de desinformação que circulam nas plataformas digitais, caracterizando-os em suas especificidades; (ii) analisar as propostas que têm sido apresentadas para enfrentar esse fenômeno, os possíveis alcances dessas proposições e suas limitações.

Divulgação científica sobre organização da informação usando Wikipedia

Coordenadora: Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Resumo: Criar um manual simplificado para a edição da Wikipédia em português, contribuindo para a melhoria da sua qualidade, tendo em vista utilizá-la como ferramenta de ensino e estimular os futuros bibliotecários a se engajarem nas campanhas anuais #1Lib1Ref.

Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura

Coordenador: Rodrigo Moreno Marques
Resumo: O projeto de pesquisa parte do seguinte problema: Que contribuições teóricas e metodológicas oriundas da Economia Política podem ser empregadas para apreender as dinâmicas socioeconômicas e políticas contemporâneas, em contextos nos quais a informação, a comunicação e a cultura têm centralidade? Como objetivo geral da pesquisa, pretende-se estabelecer interlocuções entre abordagens da Economia Política e do campo da Ciência da Informação, visando a apreensão das dinâmicas socioeconômicas e políticas que conformam os contextos nos quais a informação, a comunicação e a cultura têm centralidade.

Educação em Museus e Divulgação Científica

Coordenador: Jezulino Lúcio Mendes Braga
Resumo: Pesquisa e desenvolvimento de recursos educativos para fins de interação, mediação e comunicação em museus e na divulgação científica. Estudos de experiências, impactos e desafios da educação em museus e em outros espaços de ciência e cultura

Estudos de públicos em museus mineiros: experimentando diferentes metodologias

Coordenadora: Adriana Mortara Almeida
Resumo: O projeto visa desenvolver pesquisas de públicos de museus mineiros aplicando diferentes metodologias para verificar quais as vantagens e desvantagens de cada abordagem e aperfeiçoar os métodos para obtenção e resultados de qualidade para os gestores da área. A contribuição das novas tecnologias para coleta e sistematização de dados fará também parte das experimentações. A pesquisa será desenvolvida inicialmente em um museu de Belo Horizonte e poderá ser ampliada a outros museus conforme obtenção de recursos humanos e financeiros.

Estudo sobre estatuto teórico metodológico da análise de assunto (ESTAA)

Coordenadora: Gercina Ângela de Lima
Resumo: A indexação é um importante processo dentro de um Sistema de Recuperação da Informação – SRI, composta das etapas de análise de assunto e tradução. Os estudos sobre indexação, mas especificamente, esta sua primeira etapa, análise de assunto ainda se encontram incipientes, com estudos mais centrados na segunda etapa. Esta pesquisa tem como objetivo principal estudar o estatuto teórico e metodológico da análise de assunto, primeira etapa da indexação, verificando principalmente sua evolução. Pretende-se, mais especificamente: (1) verificar porque as pesquisas sobre a análise de assunto são mais incipientes que a segunda etapa da indexação, a tradução; (2) analisar, através da literatura, a evolução da área de indexação, mas especificamente, a etapa analise de assunto. (3) contribuir para elaboração de uma metodologia adequada para o processo de análise de assunto. Para isto, utilizará os fundamentos teóricos metodológicos da área de organização da informação e do conhecimento para embasar esta pesquisa, bem como o estudo das contribuições de áreas correlatas tais como Linguística, Psicologia Cognitiva e a Lógica. Esta pesquisa envolverá procedimentos de natureza teórica, empírica, descritiva e aplicada, com abordagem qualitativa em relação à análise da literatura especializada da área. Pretende-se chegar ao final deste estudo, a partir da análise das perspectivas e abordagens apresentadas na literatura, a um mapeamento da área, para obter resultados que auxiliem o desenvolvimento teórico metodológico, que leve em consideração todos os aspectos de um SRI, tais como o usuário, o contexto e a consistência, coerência e relevância do sistema.

Estudos sobre Organização da Informação na perspectiva da mediação como ato de responsabilidade social

Coordenadora: Cristina Dotta Ortega
Resumo: Organização da Informação se refere ao corpo teórico que fundamenta o conjunto de procedimentos, iniciado após a identificação de públicos e a seleção de documentos considerados pertinentes a eles. Esses procedimentos têm como produto mensagens documentárias – realizadas pelos processos básicos de produção de bases de dados e de ordenação -, que são potencializadas por serviços e outras atividades, além de ações de sensibilização de públicos, com o objetivo de promover a apropriação da informação. O corpo teórico da Organização da Informação está presente na literatura e subjacente às práticas profissionais, mas é muitas vezes subestimado, decorrendo que seja pouco explorado. O problema pode ser explicado em função do baixo reconhecimento, tanto de elementos matriciais definitórios da Organização da Informação, quanto de eixo norteador do campo a que pertence, ambos passíveis de serem identificados por sua historicidade e estrutura conceitual e terminológica. A pesquisa tem por objetivo sistematizar conteúdos fundamentais sobre Organização da Informação, sob o eixo das ações de mediação entre documentos e públicos (ou seja, das ações de mediação documentária), que permitam subsidiar a formação em nível de graduação e de pós-graduação e a pesquisa. O método adotado é a revisão de literatura, visando identificar as bases constitutivas da Organização da Informação, em continuidade às pesquisas já realizadas individualmente pela autora e em conjunto com grupo de pesquisa. Os resultados esperados são: produção bibliográfica na forma de livro, artigos e trabalhos em eventos, com sistematização e problematizações sobre o tema da Organização da Informação em seus aspectos fundamentais, quais sejam, função social, processos básicos, instrumentos e produtos.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS, METODOLOGIAS E TECNOLÓGICAS PARA ORGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM AMBIENTES DIGITAIS

Coordenador: Carlos Henrique Marcondes
Resumo: A Ciência da Informação e a Organização do Conhecimento têm na criação de representações e no seu processamento uma das suas atividades básicas, meios para viabilizar aplicações práticas em organização do conhecimento, sua recuperação e reuso em larga escala, conforme os requisitos da assim chamada “sociedade do conhecimento”. A convergência de diferentes tipologias de registros culturais, artísticos e científicos para o formato digital permite seu acesso através da Web. Esta, surgida a partir de 2000, promoveu um grande avanço também na tecnologia dos catálogos em linha, permitindo que acervos digitais de arquivos, bibliotecas e museus se tornassem realmente de acesso público, passando a estar disponíveis e podendo ser consultados a partir de qualquer lugar e a qualquer hora. Essas facilidades certamente terão impacto na cultura humana e são as bases de uma sociedade em que informação e conhecimento passam a jogar um papel preponderante. Toda representação materializada (para além da linguagem) esta condicionada por uma tecnologia de representação. As tecnologias de dados abertos interligados oferecem maiores possibilidades de representação e gestão de registros de conhecimento que as tecnologias atuais dos catálogos e bases de dados, baseados em bancos de dados e arquivos invertidos. Esta proposta tem como objetivos discutir e propor soluções para redesenhar os registros de acervos digitais, interliga-los e integrá_x0002_los a partir das tecnologias da Web Semântica e Dados Abertos Interligados, permitindo sua recuperação e gestão com mais eficiência e precisão, além de integrar essas soluções práticas ao escopo teórico da CI e ORC.

História das doenças por meio da fotografia: tratamento e difusão do acervo iconográfico do Centro de Memória da Medicina da UFMG

Coordenador: José Francisco Guelfi Campos
Resumo: O Centro de Memória da Medicina (Cememor) é responsável pela salvaguarda de um rico acervo de valor histórico, oriundo de doações de particulares. Para além de documentos textuais, equipamentos e instrumentos médicos, conta também com expressivo acervo iconográfico composto de cerca de 5 mil itens, em que se destacam ampliações fotográficas, negativos (em vidro e película) de imagens não reveladas e slides fotográficos que retratam cirurgias, lesões e observações em microscópio, criadas no intuito de documentar a manifestação das enfermidades no corpo humano. Trata-se de coleção de inegável valor histórico e didático que, por ora, não se encontra adequadamente identificada e processada, o que impossibilita sua difusão e uso para fins de ensino, pesquisa e extensão. O projeto tem por objetivo desenvolver e aplicar metodologia, parâmetros e procedimentos para o processamento e para a digitalização desta parcela do acervo iconográfico do Cememor, visando à democratização do acesso, bem como a promoção da ampla difusão do acervo e da responsabilidade social no trato com o patrimônio documental custodiado pela universidade pública.

Infodemia, pós-verdade e desinformação: desafios contemporâneos para a ciência da informação

Coordenador: Carlos Alberto Ávila Araujo
Resumo: Análise da realidade contemporânea a partir dos fenômenos da “infodemia”, “desinformação” e “pós-verdade”, em seus fatores tecnológicos, humanos e sociais. Identificação de fenômenos correlatos (negacionismo científico, vieses psicológicos de confirmação e dissonância cognitiva, desintermediação da informação, sequestro das ideias pós-modernas de verdade, cultura do ódio, nacionalpopulismo, efeito bolha) e o papel da dimensão informacional em suas conformações

Informação e Trabalho

Coordenadora: Helena Maria Tarchi Crivellari
Resumo: Busca o aprofundamento desta temática de estudo, relacionada ao entrelaçamento dos conceitos de Informação e o de Trabalho, através da orientação de trabalhos acadêmicos, publicação de artigos, cursos/disciplinas ministrado(a)s, participação em bancas, participação no GT-6 do ENANCIB “Informação, educação e trabalho” e/ou em outros eventos relacionados à temática, tanto no âmbito dos programas de CI quanto em áreas afins; outras atividades que divulguem e fortaleçam os debates sobre o tema. Alunos envolvidos: Doutorado: (1), Pós-doutorado (2), Monitoria de graduação (1).

Líneas y proyectos de investigación en estudios de usuarios / comportamiento informativo y prácticas de información: enfoques teórico-metodológicos en América Latina y el Caribe

Coordenador: Carlos Alberto Ávila Araujo
Resumo: Análise da produção científica em usuários da informação nos países da Ibero-América, numa parceria com a Universidad de la Republica, Uruguai (profa. Martha Sabelli) e Universitat de Valencia, Espanha (profa. Aurora González Teruel).

Mediando memórias individuais e coletivas: A experiência de construção de centros de memória comunitários

Coordenadora: Eliane Cristina de Freitas Rocha
Resumo: Descrever os processos de musealização envolvidos na criação de centros de memória (pontos de memória) comunitários brasileiros, a partir de uma perspectiva psicossocial.

Memórias da repressão e da resistência no Cone Sul

Coordenadora: Maria Guiomar da Cunha Frota
Resumo: A pesquisa tem como objeto de reflexão a memória coletiva em contextos de transição democrática na América Latina. O que se pretende é analisar as políticas e os processos relativos à reconstituição das memórias da repressão e das violações aos direitos humanos ocorridas durante as ditaduras militares nos países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai). A atualização e a efervescência da discussão acadêmica sobre memória e reparação às violações de direitos humanos, na América Latina, tem como marco teórico central o paradigma da justiça de transição. As áreas de atuação da justiça de transição, conforme Juan Mendéz, citado por SANTOS, são as seguintes: “1) os processos criminais com vistas à apuração da responsabilidade penal dos responsáveis pelas violações, (…) 2) o direito à verdade e a informação (…), 3) a reparação alcançada por via administrativa mediante o pagamento de indenizações ou por meio de medidas políticas simbólicas, como por exemplo o pedido de perdão e a administração, por meio da qual deve-se impedir funcionários ou representantes do Estado que cometeram graves violações de direitos humanos a continuarem a exercer funções públicas.” (SANTOS 2010, pág. 132). No campo empírico serão identificadas e analisadas às políticas de informação na América Latina e os processos de instauração das comissões de memória, de verdade e justiça. Também serão identificados e avaliados os principais arquivos e centros de documentação e de memória da repressão nos países do Cone Sul.

Modelagem conceitual de hipertextos: proposta metodológica para o gerenciamento do conteúdo semântico em Bibliotecas Digitais e na web

Coordenadora: Gercina Ângela de Lima
Resumo: O presente projeto é continuidade das atividades de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas desde 2004, dentro do âmbito do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual – MHTX, com estudos interdisciplinares junto às áreas de Ciência da Computação, Linguística e Cognição. Mais recentemente, foram incorporados novos estudos ao projeto, à medida que novas temáticas foram sendo agregadas para sanar as dificuldades apresentadas e estabelecer aproximações teóricas e metodológicas em torno de temáticas relacionadas à representação do conhecimento e recuperação da informação no âmbito da Ciência da Informação e disciplinas correlatas. Para isso, pretende-se: (1) Estudar as teorias e técnicas de organização e representação da informação e do conhecimento para recuperação da informação em contextos digitais; (2) Auxiliar a organização e representação do conhecimento humano em hipertextos, com base em estruturas referenciais semânticas através links hipertextuais;(3) Estudar a contribuição de técnicas específicas de Processamento de Linguagem Natural (PNL) para auxiliar o processo de indexação automática na extração de conteúdo dos documentos eletrônicos, tendo base de amostragem documentos acadêmicos em língua portuguesa; (4) Estudar as tecnologias para representação da informação semântica na Web, tais como as linguagens, modelos e padrões, com o intuito melhorar a recuperação da informação na Base de MHTX, e nas bases de dados da EMBRAPA, parceira do Grupo de Pesquisa MODELAGEM CONCEITUAL PARA ORGANIZAÇÃO HIPERTEXTUAL DE DOCUMENTOS ? MHTX ; (5) Contribuir para os estudos sobre Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC/KOS) a partir da explicitação dos relacionamentos semânticos entre os conceitos desses instrumentos na linguagem SKOS, permitindo que a representação de conhecimento seja clara tanto para pessoas quanto para máquinas; (6) Estudos sobre Linked Open Data para avaliar a integração de dados viabilizando a navegação semântica de um recurso a outro de conteúdos semânticos e a interoperabilidade entre os sistemas; (7) Identificar técnicas de Visualização de Informação para criar uma interface intuitiva com vistas a auxiliar os usuários na navegação e busca de informação; (8) Conduzir pesquisas em áreas interdisciplinares (Arquitetura da Informação, Linguística, Ciência da Computação e Ciências Cognitivas) para subsidiar as teorias e técnicas da Biblioteconomia e Ciência da Informação

Ontologia algorítmica, dataficação e economia da atenção: implicações para organização da informação, a renderização e a predição de produtos e serviços socioculturais

Coordenadora: Maria Aparecida Moura
Resumo: Os processos de digitalização e de circulação de dados em redes, intensificados ao longo dos últimos anos, ampliaram as possibilidades de propagação de dados e informações em uma miríade de produtos e serviços cada vez mais exclusivos. Parte desse contexto, o Big Data está associado ao tratamento especializado de fluxos permanentes de grandes volumes de dados oriundos de diferentes contextos sociais e produzidos em virtude de processos globais de digitalização, produção e circulação de bens e serviços. Nesse âmbito, é preciso lançar mão de técnicas e tecnologias capazes de, com base na apropriação dos dados, gerar produtos e serviços conexos aos perfis dos consumidores. Todavia, esses processos não ocorrem sem impactos socioculturais. Esse projeto visa analisar os liames semióticos, estruturais e tecnológicos entre a ontologia algorítmica, a dataficação e a economia da atenção e seus entrelaçamentos na organização de dados e informações comportamentais e interpessoais, na renderização e predição de produtos e serviços socioculturais em ambientes digitais. Adota a triangulação de teorias e métodos como forma complementar para estabelecer as possíveis articulações sociotécnicas e orientar a construção do modelo conceitual proposto. Nesse sentido, inclui-se a epistemologia semiótica, a análise de redes sociais (ARS), a análise de conteúdos, os processos sociais de organização do conhecimento e o método estatístico de análise de componentes principais (ACP).

Os documentos efêmeros e as fronteiras entre arquivo e coleção

Coordenador: José Francisco Guelfi Campos
Resumo: A pesquisa pretende explorar os limites dos conceitos de fundo e coleção, a partir das especificidades dos arquivos pessoais e da noção de “documentos efêmeros”, ainda pouco difundida no cenário arquivístico brasileiro. O enfoque sobre documentos discricionários, usualmente negligenciados no plano da teoria e da prática arquivísticas, oferece potencial relevante tanto para a problematização de conceitos estruturantes da teoria arquivística quanto para a compreensão da natureza dos documentos de arquivo.

Práticas de memória, ensino de história e educação para as sensibilidades

Coordenador: Jezulino Lúcio Mendes Braga
Resumo: Pesquisas sobre as práticas de memória e aprendizagens da história. A pesquisas são voltadas à compreensão das potencialidades de aprendizagens da história no trabalho com fios de memória tecidos por disputas simbólicas, em que estão presentes gestos de esquecimento, exercícios de rememoração e intencionalidades educativas. Vincula-se aos estudos que configuram os diferentes espaços sociais como ambientes de memória e aprendizagem, encenando objetos culturais, práticas sociais e idéias sobre a história e a memória. Volta-se à compreensão das aprendizagens nos cenários sociais de memória, incluindo-se a escola, o museu e os centros de memória, em sua dispersão e pluralidade.

Preservação e Difusão da Memória Institucional: organização e digitalização do fundo Arquivo Público Mineiro

Coordenadora: Ivana Parrela
Resumo: O projeto tem por objetivo discutir o arranjo e descrição dos arquivos institucionais de instituições arquivísticas públicas; a reorganização do acervo do Arquivo Público Mineiro (APM), produzido e acumulado pela instituição entre 1895 e 1948; e a organização de parte do acervo que se encontra no Arquivo Intermediário, de 1949 a 2005. Para difusão, será elaborado um novo instrumento de pesquisa, que conecte o arquivo institucional com a história arquivística dos demais fundos do Arquivo. Pretende-se ainda disponibilizar os documentos do Fundo Arquivo Público Mineiro na internet.

Representação e Organização de Recursos de Informação

Coordenadora: Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Resumo: A proposta deste projeto está focada na reflexão, estudo e análise dos fundamentos, princípios, metodologias e instrumentos que envolvem os processos da organização de recursos de informação em diferentes SOC. A metodologia aplicada se baseia nos princípios da Metodologia de Projetos e pretende atuar por meio do desenvolvimento de subprojetos, a partir das lacunas e problemas que foram identificadas em cada um deles. Utilizando a metodologia de projetos, as lacunas verificadas envolverão níveis diferenciados de integração e inter-relacionamento de informações com os fundamentos teóricos utilizados, condição propícia para a construção de conhecimento. Num sentido mais amplo, espera-se fomentar as reflexões sobre esse campo de estudo, contribuindo para avançar teórica e metodologicamente nas temáticas propostas, chegando-se à elaboração e ao compartilhamento dos conhecimentos construídos. Num sentido mais restrito, os resultados específicos que cada subprojeto de pesquisa pretende desenvolver, serão aplicações concretas de organização de recursos de informação que tenham efetiva utilidade para pesquisadores e para a sociedade.

Saberes transversais, pluriepistemologias e pensamento decolonial no ensino superior brasileiro

Coordenadora: Maria Aparecida Moura
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo geral estudar a experiência de formação transversal em saberes tradicionais e a implantação da concessão do diploma de doutorado por notório saber, na UFMG, como possíveis dimensões de reconhecimento acadêmico dos saberes oriundos das epistemes indígena, afrodiaspórica e quilombola e suas contribuições socioculturais no processo de descolonização dos saberes no ensino superior brasileiro.

Salvaguarda e difusão do conhecimento: estudo de caso e inventário da coleção especial bibliográfica do Centro de Memória da Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Coordenadora: Ana Paula Meneses Alves
Resumo: O Centro de Memória da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Cememor), fundado em 1977, iniciou seu processo de modernização no ano de 2015. É composto por três acervos distintos: o acervo museológico, o acervo arquivístico e o acervo bibliográfico raro e/ou especial. A proposição dessa pesquisa centra-se nesse último acervo, composto por aproximadamente 15.000 obras, ainda não organizadas em sua totalidade. Com a reformulação do espaço físico do setor, constatou-se a necessidade premente de um estudo detalhado, em função da sua importância histórica para a área da saúde. Tal estudo justifica-se tanto no apoio à salvaguarda e à pesquisa, bem como para a constituição de uma coleção dinâmica, de viés didático e extensionista, com contribuição efetiva para a construção e divulgação do conhecimento científico. O objetivo geral é a elaboração de um estudo e inventário dessa coleção, que servirão de instrumento para um diagnóstico mais preciso dessa parcela informacional. Os objetivos específicos compreendem dois vieses: o teórico (discussão da importância da integração das obras bibliográficas raras /especiais enquanto difusoras do conhecimento; estabelecimento de novas possibilidades de disseminação do acervo sem prejudicar a sua preservação; fortalecimento da integração de acervos de diferentes tipologias enquanto recursos didático-pedagógicos; aperfeiçoamento de atividades de extensão em centros de memória universitários); e o aplicado (diagnosticar o acervo raro e/ou especial; proporcionar visibilidade; extrair dados que servirão de insumo para futuras investigações, publicações científicas e exposições temporárias). O método adotado é o estudo de caso descritivo, cujas etapas abarcam o design de um plano de ação; o levantamento bibliográfico; o inventário e o acompanhamento do tratamento técnico das obras; a identificação de impressões vinculadas a raridade/especialidade das obras para posterior indicação de digitalização; redação do relatório parcial e final; elaboração dos produtos. Espera-se como resultados desse estudo de caso: 1) alavancar a capacidade informacional do acervo, oferecendo subsídios para consulta presencial e remota; 2) acompanhar o desenvolvimento integral da coleção; 3) reafirmar a importância e a indissociabilidade de acervos em contextos dos centros de memória, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas e recursos didático-pedagógicos; 4 ) elaborar produtos e serviços informacionais, como o catálogo da coleção rara/especial e a organização de exposições temporárias, bem como divulga-los no site do Cememor e da Faculdade de Medicina; 5) otimizar as ações e a dinamização dos acervos bibliográfico, museológico e arquivístico histórico do Cememor, contribuindo de maneira eficiente e efetiva para a construção e divulgação do conhecimento científico intra e extra muros da universidade.

Sítios históricos e processos de musealização

Coordenadora: Letícia Julião
Resumo: Investigação sobre sítios históricos musealizados, categoria de museu que desloca o seu foco, convencionalmente centrado na administração de coleções extraídas de seus contextos de uso e circulação, para a manutenção do patrimônio preservado in situ, implantando dispositivos expográficos destinados a mediar a interpretação do lugar. O objetivo é analisar a representação da história, por meio de análises comparativas das relações que se estabelecem entre a cultura material, a memória e o conhecimento historiográfico em sítios patrimonializados como representação da comunidade imaginada do Estado-Nação (Anderson, 2008), e sítios que são resultado de negociações recentes de memórias subterrâneas e traumáticas, que emergem na esfera pública.

Som (in)tangível: a musealização dos objetos aurais

Coordenador: Luiz Henrique Assis Garcia
Resumo: Nossas reflexões sobre as novas configurações das instituições museológicas na contemporaneidade e o alargamento do conceito de patrimônio cultural levaram a uma nova linha de investigação sobre o som gravado, especialmente a música popular, como objeto aural musealizado. Optamos por seguir este veio, considerando de um lado a importância e o pioneirismo de ações de documentação e musealização de registros sonoros no Brasil, e de outro uma percepção obtida através de um primeiro levantamento bibliográfico de que está se delineando ainda um foco de investigação internacional em torno do emprego dos sons nos museus. Notamos que, de modo geral, os museus vieram a incorporar o som mediatizado não apenas como acervo, mas também como meio, seja através de narrações explicativas, audioguias, ambientações sonoras e elementos multisensoriais que integram narrativas expográficas. Estudos publicados delineiam uma área de pesquisa interdisciplinar ainda incipiente, que transita entre questões de acessibilidade, conforto acústico, cognição e interação.Assim propomos aqui três veios de investigação da política de musealização de objetos aurais: o mapeamento da implantação de museus que reconhecem o som como objeto de sua alçada e estudo das políticas institucionais concernentes; o reconhecimento desse patrimônio do ponto de vista das recomendações internacionais, em documentos produzidos por instâncias de alcance global, como a Unesco, e seu impacto em cenários locais institucionalizados ou não; o levantamento e análise das estratégias técnicas empregadas pelas instituições no tratamento dos registros sonoros, seja na sua salvaguarda, documentação, investigação ou extroversão através de exposições, considerando paralelamente a percepção do público sobre o valor patrimonial dos mesmos. Queremos sobretudo averiguar as mediações determinantes para tal processo de musealização, especialmente no caso brasileiro, aventando a hipótese de que as transformações constatadas revelarão os laços entre o desenvolvimento de tais processos e as formas culturais de valorização social do som e da música na sociedade brasileira e deste modo permitir ainda traçar comparações com outros cenários e avaliações de seu peso no âmbito internacional das políticas de patrimônio e musealização associadas a objetos aurais.

TODAS AS FORMAS DE LER: leitura e apropriação da informação

Coordenadora: Lígia Maria Moreira Dumont
Resumo: As mudanças técnicas do supoorte da informação não são necessariamente imutáveis e inexoráveis; sugerem pensar a convivência das duas formas (suporte físico e digital), fornecer tipos diferentes de informação. Apesar das diferenças dos dois suportes, repetem que as desigualdades são referências socialmente arraigadas. Não são experiências idênticas o entrar na cultura escrita a partir das telas, ou a partir da escrita a mão e a leitura dos impressos; definem hábitos mentais muito diferentes. A pesquisa visa escutar e analisar as práticas informacionais dos leitores que realizam suas leituras nos dois tipos de suportes. A pesquisa terá seu recorte dentre os alunos e professores da UFMG.

Tratamento, disseminação e recuperação da informação

Coordenadora: Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Resumo: Projeto que estuda questões oriundas de atividades práticas de organização e gestão da informação e do conhecimento em diferentes ambientes e para distintos objetos. As pesquisas convergem para: questões teóricas e metodológicas de desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento (sistemas de classificação, taxonomias, tesauros e redes semânticas) e linguagens de indexação; modelagens e arquiteturas conceituais (atores e cenários); processos de indexação; comportamento informacional; canais e fluxos da informação; serviços e produtos de informação; otimização do acesso, recuperação e disseminação da informação; representação de dados linkados (Linked Data), integração de dados, compatibilidade de linguagens e semântica; aportes interdisciplinares fundamentais (Estatística, Tecnologia da Informação e Comunicação, Computação, Engenharia de Software, Lógica, Linguística, Terminologia, Semântica, Comunicação, entre outros).

Uma ‘Nova’ Gestão de Unidades de Informação e Cultura: dimensões, atributos e abordagens constituintes em um meta-modelo teórico-aplicado

Coordenador: Frederico Cesar Mafra Pereira
Resumo: A partir de resultados preliminares obtidos em projeto de pesquisa anterior, realizado em 2021, percebe-se o deslocamento e a ampliação do campo de atuação das Unidades de Informação e Cultura (UICs), de espaços de guarda e preservação de acervos e coleções, para tendências mais holísticas, acarretando mudanças na forma como desempenham seus papéis em suas comunidades, processos extra institucionais e mais abrangentes, promovendo abordagens mais próximas aos usuários e à comunidade nas quais estão inseridas. Nota-se propensão à aplicação de abordagens cada vez mais voltadas aos estudos dos usuários, sendo sua jornada de experiência um dos principais focos de pesquisas contemporâneas. Nesta proposta busca-se ampliar os resultados preliminares obtidos, a partir do ‘Modelo das 12 Dimensões para Gestão em UICs’ (produto teórico-analítico gerado a partir da revisão de literatura dos temas em questão, de 2017 a junho de 2021), com avaliação de gestores de UICs sobre a propositura inicial.

Vulnerabilidade social e competência em informação: exploração e análise de estudos e práticas no Brasil

Coordenadora: Ana Paula Meneses Alves
Resumo: Estamos vivendo na Sociedade da Informação, onde todas as nossas necessidades estão ligadas ao acesso, uso, criação e compartilhamento de informações. Junte-se a este fato, a realidade de um mundo extremamente desigual, social e economicamente. Logo, tais diferenças também constituem desigualdades no acesso, uso, criação e compartilhamento de informação, ou como indicado por alguns autores, como vulnerabilidade informacional. Diferentes grupos sociais são mais suscetíveis a essas desigualdades, em especial os diferentes grupos considerados em vulnerabilidade social. Reconhecer a desigualdade e o abismo gerado por ela em grupos sociais vulneráveis é imprescindível para compreender o cenário informacional em que vivemos. Mas, principalmente, descobrir e discutir possíveis ações de mudança para a superação dessas diferenças também são necessárias. Dentro do nosso escopo, focamos estas ações no desenvolvimento da Competência em Informação (CoInfo), como um processo capaz de provocar mudanças no cenário de vulnerabilidade social e informacional. Observar interseções entre a vulnerabilidade social e informacional, bem como investigar se ações de desenvolvimento da CoInfo podem contribuir para diminuir tais vulnerabilidades é a proposta desta pesquisa, que parte das seguintes questões norteadoras: existem ações de competência em informação voltadas para o combate à vulnerabilidade social no Brasil? Onde estão sendo desenvolvidas e quais as características destas propostas? Como a CoInfo é abordada nesses estudos? Para iniciar essas discussões, pretendemos realizar a exploração e a análise de ações e propostas de CoInfo, voltadas para grupos sociais em vulnerabilidade, realizadas no Brasil. Neste sentido, estabelecemos como objetivo geral da pesquisa a identificação de ações e propostas de CoInfo, voltados para a temática de vulnerabilidade social, realizadas entre os anos de 2000 e 2021, no Brasil e comunicadas por meio de publicações científicas e eventos da área. Como objetivos específicos consideramos importante: compreender a importância de programas de competência em informação para grupos considerados vulneráveis; identificar quais são os grupos considerados “vulneráveis” nestas pesquisas; identificar o conceito de vulnerabilidade informacional a partir das pesquisas analisadas. Para o desenvolvimento da proposta, metodologicamente, adotaremos o processo de pesquisa quanti-qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, quanto aos seus objetivos, e bibliográfica do ponto de vista dos seus procedimentos técnicos. A coleta de dados se dará a partir da revisão bibliográfica em diferentes bases de dados da área, que contemple produção científica, resultados de eventos, estudos de casos e relatos de experiência, com recorte geográfico para o Brasil e recorte temporal de 2000 a 2021. Adotaremos um protocolo como instrumento de coleta de dados, em formato planilha, para apresentação, registro e organização dos dados coletados nas bases de dados e posterior tabulação e análise dos dados. Como resultados, esperamos localizar ações de CoInfo realizadas em diferentes realidades brasileiras, voltadas às populações em situação de vulnerabilidade e, deste modo, identificar em suas realizações e constatações, se as mesmas fizeram diferença para as comunidades as quais foram direcionadas.