Edital Nº 1524 de 05/10/2021, publicado no DOU em 08 de agosto de 2021 – Acesse o edital (link para o site da PRORH).

Resultado final do concurso (Divulgado 19:43 do dia 14/01/2022);

Resultado da prova escrita (Divulgado 18:18 do dia 11/01/2022);

Cronograma dos dias 13 e 14 de Janeiro (Divulgado 18:08 do dia 12/01/2022);

Cronograma preliminar parcial do concurso;

Convocação aos candidatos do concurso;

Orientações para entrega de documentos comprobatórios (para aprovados na  prova escrita);

Data prevista de realização do concurso: de 10 a 14 de janeiro de 2022

Portaria de designação da Banca Examinadora do Concurso – Altera a Portaria 8561, de 02 de dezembro de 2021, que designou a Comissão Examinadora do Concurso para Professor Adjunto A – Nível 1, do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG – 07/12/2021

Portaria de designação da Banca Examinadora do Concurso – 03/12/2021

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – 26/11/21

Programa do Concurso

Área de conhecimento: Biblioteconomia, Ciência da Informação, Sistemas de Informação, Ciência da Computação.

Titulação: Doutorado em Ciência da Informação, ou em Gestão e Organização do Conhecimento, ou na área de concentração da Ciência da Informação, ou em áreas equivalentes.

Período de inscrição: 

45 (quarenta e cinco) dias a partir da publicação do edital no Diário Oficial da União (DOU), a contar do dia 08/10/2021.

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A REALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

Como deverão ser realizadas as inscrições do concurso?

As inscrições deverão ser realizadas EXCLUSIVAMENTE por meio do FORMULÁRIO ELETRÔNICO (no link especificado no Quadro I do Edital), disponível na página da ECI/UFMG – aba concursos/inscrições. 

O (a) candidato (a) deve verificar primeiramente toda a documentação especificada no subitem 6.7 do Edital.

Qual será o horário de recebimento das inscrições?

De 00h00 às 23h59 do último dia de inscrição (horário de Brasília). Atenção: as inscrições recebidas após o período estabelecido no Edital serão desconsideradas/indeferidas. Por isso, realize sua inscrição com antecedência.

Como será a confirmação do recebimento da inscrição?

A confirmação do recebimento da inscrição será automaticamente enviada pelo Sistema. O (a) candidato (a) receberá um comunicado no mesmo e-mail informado no formulário de envio da documentação. Desta forma, pedimos que confira atentamente as informações antes de enviá-la.

Como o (a) candidato (a) poderá solicitar informações e tirar dúvidas relativas ao concurso público? As dúvidas devem ser enviadas exclusivamente para o endereço informado no Edital do concurso: selecao@eci.ufmg.br

Como consigo gerar a Guia de Recolhimento da União para pagar a taxa de inscrição? 

A taxa de inscrição no valor de R$ 215,99 (duzentos e quinze reais e noventa e nove centavos), deverá ser paga no Banco do Brasil S/A, por meio da Guia de Recolhimento da União – GRU, emitida através da página eletrônica informada no Quadro 1 deste Edital

A inscrição somente será aceita mediante:

  1.  Confirmação do pagamento da taxa de inscrição; 

ou

  1.  Deferimento do pedido de isenção (item 7 do Edital);

Como faço para solicitar a Isenção da Taxa de Inscrição?

O (a) candidato (a) interessado em solicitar a isenção da taxa de inscrição deve preencher o Formulário de Isenção do Pagamento de Taxa de Inscrição de Concursos Públicos, disponível no site da PRORH/UFMG, Seção Formulários, opção Concursos Públicos (candidatos). 

O (a) candidato (a) deve seguir os seguintes passos:

  1. Preencher devidamente o formulário de isenção do pagamento de taxa de inscrição de concursos públicos (link para o formulário);
  2. Enviá-lo para o endereço eletrônico selecao@eci.ufmg.br (informando no Quadro I do Edital), acompanhado da documentação comprobatória solicitada, impreterivelmente até o 5º (quinto) dia útil após o início das inscrições.
  3. Aguardar a confirmação do deferimento/indeferimento do pedido de isenção através do e-mail que foi enviado (a) pelo candidato (a);
  4. Caso o pedido de isenção da taxa de inscrição seja deferido, o candidato (a) deve enviar o formulário de pedido de isenção quando for realizar a inscrição. Caso o pedido seja indeferido, deverá ser efetuado pagamento da taxa de inscrição, por meio da GRU e o comprovante de pagamento deve ser enviado quando da realização da inscrição;

Atenção: Não serão aceitos pedidos de isenção de taxa de inscrição após o prazo estabelecido no edital. 

Quais os documentos obrigatórios devem ser enviados no ato da inscrição, por meio do FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO (Item 6.7 do Edital)? 

O candidato deverá enviar, no ato da inscrição, os seguintes documentos em arquivos digitais individuais, no formato PDF:

a) Termo de requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado (disponível no endereço https://www.ufmg.br/prorh/, Seção Formulários, opção Concursos Públicos (Candidatos) e na página eletrônica informada no Quadro 1);

b) Cópia da Carteira de Identidade ou de outra prova de ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de estrangeiro, de documento de identificação;

c) Comprovação de quitação com o Serviço Militar, quando for o caso;

d) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, que pode ser obtida por meio do sítio eletrônico: https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, dispensável no caso de candidatos estrangeiros;

e) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição (pago através da Guia de Recolhimento da União – GRU)  OU Formulário de Requerimento de Isenção do Pagamento de Taxa de Inscrição de Concursos Públicos (disponível no endereço https://www.ufmg.br/prorh/, Seção Formulários, opção Concursos Públicos (Candidatos) e na página eletrônica informada no Quadro 1).

f) Curriculum vitae ou no formato Lattes;

g) Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais, para atendimento aos artigos 7º e 11 da Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, (disponível no endereço https://www.ufmg.br/prorh/, Seção Formulários, opção Concursos Públicos (Candidatos) e na página eletrônica informada no Quadro 1);

h) documentos necessários para satisfazer os itens 12.6, alínea “e”, deste Edital, se for o caso;

PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO, O (A) CANDIDATO (A) DEVERÁ APRESENTAR CÓPIAS DIGITAIS, LEGÍVEIS, SEM RASURAS E EM POSIÇÃO DE LEITURA DOS DOCUMENTOS LISTADOS NO ITEM 6.7 DO EDITAL

Os documentos para a inscrição devem ser enviados EXCLUSIVAMENTE através do formulário de inscrição:

Para enviar os documentos, o (a) candidato (a) deve preencher os campos solicitados e anexar os documentos listados no item 6.7 do Edital, em arquivo em formato PDF, no tamanho máximo informado no Formulário Eletrônico. As cópias enviadas por meio do formulário não precisam ser autenticadas. 

Caso não seja possível a leitura dos dados de qualquer dos documentos digitalizados pelo (a) candidato (a), a sua inscrição será indeferida. Somente a última inscrição do (a) candidato (a) será válida. 

A inscrição do candidato implicará o conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital, das leis e regulamentos aplicáveis e das instruções específicas para o cargo, das quais não poderá alegar desconhecimento (subitem 6.15)

O candidato é responsável pela exatidão e veracidade de informações prestadas e pelos documentos enviados no ato da inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros, falhas ou omissões no preenchimento de qualquer campo ou em documento necessário à inscrição (subitem 6.16).

O candidato é responsável pelo correto preenchimento do formulário eletrônico para efetivar a inscrição e pelo encaminhamento da documentação correspondente, eximindo-se a UFMG de quaisquer responsabilidades por inscrição não efetivada ou deficiente por quaisquer motivos de ordem técnica relativos a computadores, falhas de comunicação, desconexão, congestionamento de linhas de comunicação, procedimento indevido, bem como por outros fatos que impossibilitem a transferência de dados (subitem 6.17).

Atenção: Os originais, ou cópias autenticadas, dos documentos das alíneas “a”, “b”, “c”, “d”, “e”, “g” e “h” devem ser apresentados na data da realização da primeira prova (escrita).

Os Requerimentos de Inscrição serão despachados pelo Diretor da Unidade, que decidirá sobre o deferimento de cada um deles, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados da data imediatamente posterior ao encerramento do prazo para as inscrições (subitem 6.18).

A relação nominal dos candidatos inscritos será divulgada na página eletrônica informada no Quadro 1 deste Edital (subitem 6.18).

Após o envio da documentação você receberá um comunicado automático com o seu protocolo de inscrição. Caso não visualize na caixa de entrada, verifique na sua caixa de spams.

LEGISLAÇÕES PERTINENTES:

Lei  13.656, de 30 de abril de 2016. Isenta os candidatos que especifica do pagamento de taxa de inscrição em concursos para provimento de cargo efetivo ou emprego permanente em órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta da União.

Resolução 013/2010, de 11 de novembro de 2010. Estabelece normas e procedimentos a serem seguidos em processos de revisão de decisão acadêmica ou administrativa tomada por autoridade ou órgão da UFMG

*Resolução complementar 02/2013, de 07 de fevereiro de 2013. Estabelece normas e procedimentos a serem seguidos em processos de revisão de decisão acadêmica ou administrativa tomada por autoridade ou órgão da UFMG.

* Decreto 9739, de 28 de março de 2019. Estabelece medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, estabelece normas sobre concursos públicos e dispõe sobre o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG. “Art. 42, parágrafo único. § 1º A escolaridade mínima e a experiência profissional, quando exigidas, serão comprovadas no ato de posse no cargo público, vedada a exigência de comprovação no ato de inscrição no concurso público ou em qualquer de suas etapas, ressalvado o disposto em legislação específica.”* Ofício CPPD 010/2018, de 18 de julho de 2018. Exigência de diploma para ingresso na carreira e concessão de benefícios funcionais docentes.

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR ADJUNTO A – Edital Nº 1524 de 05/10/2021 – Publicado em 08/10/21.