Foi aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais na tarde desta terça-feira, 17 de dezembro, a Reestruturação Organizacional da Escola de Ciência da Informação por meio de seu novo regimento.
A nova estrutura organizacional, com natureza diversa da estrutura departamental, extingue os Departamentos de Teoria e Gestão da Informação e de Organização e Tratamento da Informação e cria as Comissões Permanentes de Ensino e a de Recursos Humanos que passarão a absorver as funções administrativas e acadêmicas dos departamentos extintos. Além disso, neste novo formato, os professores passam a ser lotados administrativamente na Diretoria da Escola.
A nova organização da ECI cria também a Coordenadoria de Pesquisa e Extensão com o objetivo de potencializar a indissociabilidade desses dois pilares tão importantes ao tripé que fundamenta a estrutura universitária.
Administrativamente foi criada a Gerência Administrativa, o Núcleo de Apoio Audiovisual e formalizada a criação do Centro de Apoio à Tecnologia da Informação além da Central Única de Atendimento às Graduações, já em funcionamento desde setembro de 2023 e o Arquivo Setorial da Unidade.
Para o Prof Eduardo Valadares, diretor da ECI, “este momento é um significativo marco na história da Escola que comemora em 2025 seus 75 anos de existência.
Homenageio nesta oportunidade o prof. Eduardo Wense, diretor da ECI, que em 2002 plantou a semente desta ideia, a todos professores e técnicos que nos antecederam e aos que trabalharam conosco nestes últimos dois anos e meio nesta construção”.