Dia 27/03/2024

Ata de homologação do concurso


Dia 14/03/2024

Resultado final do concurso


Alteração do horário da sessão pública de apuração dos resultados do EDITAL Nº 2124, DE 14 DE SETEMBRO DE 2023

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO EFETIVO DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR

Informamos que a sessão pública de apuração dos resultados ocorrerá às 16h no Auditório Adriana Bogliolo  na sede da Escola de Ciência da Informação  (sala 1000).


Dia 11/03/2024

Cronograma Atualizado – Prova Didática


Dia 07/03/2024

Resultado da prova escrita (caráter eliminatório)

Informações para a próxima etapa

Dia 04/03/2024

Cronograma apresentado pela Banca Examinadora. Clique Aqui


Dia 28/02/2024

Conforme consta no Ofício nº 1/2024/ECI-SGE-CH-UFMG, reforçamos que a Prova Escrita terá duração máxima de 05 (cinco) horas, sendo a primeira hora destinada à consulta bibliográfica, na Biblioteca Profa. Etelvina Lima, localizada no 3º andar do prédio. Não será permitida a utilização de meios eletrônicos para consulta e anotações, tampouco uso do acervo da biblioteca.


Dia 23/02/2024

Atenção todos(as) candidatos(as):
Conforme termo de convocação, o concurso terá o início de forma integralmente presencial no dia 04 de março de 2024, às 08 horas. Desta forma, todos(as) os(as) candidatos(as) devem estar presentes na sessão de instalação, que ocorrerá durante a sessão de abertura, que será às 08h da manhã. Ademais, conforme subitem 8.10 do edital, reforçamos que o não comparecimento do(a) candidato(a) na sessão de abertura determinará sua eliminação do Concurso.

Resultado do pedido de condições especiais para a realização da prova, clique AQUI


Dia 08/02/2024

Acesse aqui a retificação quanto à convocação pessoal para a realização das provas do concurso Público de Magistério Superior – Edital Nº 2124/2023

Dia 02/02/2024

Oficio de convocação dos candidatos.

Convocação pessoal para a realização das provas do Concurso Público de Magistério Superior – Edital Nº 2124/2023

Informamos-lhes que o Concurso de Professor Adjunto A, do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI), na área de conhecimento “Cultura e Informação”, terá início de forma integralmente presencial no dia 04 de março de 2024, às 08:00 horas, no prédio da Escola de Ciência da Informação/UFMG, no Auditório Adriana Bogliolo (sala 1000), localizado no 1º andar – Campus Pampulha. Em seguida, às 13 horas a banca divulgará, na presença de todos (as) os (as) candidatos (as), a
previsão de horário das atividades constantes no edital do concurso.
Comunicamos-lhes que em seguida, será realizada a PROVA ESCRITA, conforme o item 10 (das Provas) do Edital N.º 2124/2023, de 14 de setembro de 2023, publicado no Diário Oficial da União de 18/09/2023.

Clique AQUI para ter acesso ao documento completo


Dia 08/01/2024

Portaria nº 11959 – Designação de Comissão Examinadora do Concurso para Professor Adjunto A

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Dia 01/12/2023

Comunicado de adiamento

Informamos que por motivo de força maior, considerando o elevado número de candidatos inscritos e o período inicialmente previsto para realização das provas do concurso público para o cargo de Professor Efetivo Edital 2124/2023 coincidir com período de férias letivas, com base no Art. 24 da Resolução Complementar de N° 02/2023, fica o início da realização das provas adiado pelo período de até 60(sessenta) dias.
Em conformidade com o item 8.2 do Edital 2124/2023, os candidatos serão convocados para a realização das provas, pessoalmente e por edital, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.

Clique AQUI para ter acesso ao documento


Dia 10/11/2023

Termo de Homologação de Inscrições


Dia 20/09/2023

Programa do Concurso:

1. Cultura: conceituação e abordagens.
2. Correlação entre informação e cultura.
3. Cultura brasileira: aspectos históricos, sociais e políticos.
4. Demarcadores da diferença e as noções de tradição, etnicidade e identidades culturais.
5. Colonialidade, decolonialidade e novas epistemologias.
6. Acesso à informação e à cultura como recurso: apropriação cultural, ativismo e políticas sociais.
7. Impactos das novas tecnologias da informação e da comunicação nas dinâmicas socioculturais.
8. Diversidade cultural e questões de cidadania no contexto das sociedades em rede.
9. Mediação cultural em arquivos, bibliotecas e museus.
10. Políticas públicas e ação cultural no contexto brasileiro.
11. Atuação do arquivista, do bibliotecário e do museólogo no processo cultural.
12. Memória e patrimônio cultural: conceitos, práticas e políticas públicas.
13. Políticas públicas de patrimônio e cultura no Brasil

– Resolução nº 02/2013, do Conselho Universitário: https://secretariageral.eci.ufmg.br/wp-content/uploads/2021/09/ResolucaoComplementar02-2013concurso.pdf

– Resolução Complementar nº 13/2010, do Conselho Universitário: https://secretariageral.eci.ufmg.br/wp-content/uploads/2021/09/Resolucao13-2010.pdf

Período de inscrição: 

Até 45 (quarenta e cinco) dias a partir da publicação deste edital. Data da publicação: 18/09/2023.

Provas:

A convocação pessoal dos candidatos será realizada por meio do correio eletrônico informado pelo candidato no ato da inscrição, com antecedência de 15 dias da realização da prova escrita, eximindo-se a UFMG de quaisquer responsabilidades por convocação não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica relativos a computadores, falhas de comunicação, desconexão,congestionamento de linhas de comunicação, procedimento indevido, bem como por outros fatos que impossibilitem a transferência de dados.

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A REALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

Como deverão ser realizadas as inscrições do concurso?

As inscrições deverão ser realizadas EXCLUSIVAMENTE por meio do FORMULÁRIO ELETRÔNICO (no link especificado no Quadro I do Edital), disponível na página da ECI/UFMG – aba concursos/inscrições. 

O (a) candidato (a) deve verificar primeiramente toda a documentação especificada no subitem 6.7 do Edital.

Qual será o horário de funcionamento da Secretaria Geral?

Das 8h às 12h e das 14h às 16h, nos dias úteis. Telefone: (31) 3409-5225.

Como será a confirmação do recebimento da inscrição?

A confirmação do recebimento da inscrição será automaticamente enviada pelo Sistema. Na confirmação da inscrição por Formulário Eletrônico, o candidato inscrito receberá, juntamente com a informação do número do Protocolo de Inscrição, o programa integral do Concurso, quando for o caso; a Resolução nº 02/2013, do Conselho Universitário; a Resolução Complementar nº 13/2010, do Conselho Universitário e outros documentos e demais informações consideradas pertinentes pelo Diretor da Unidade, que deverão ser considerados parte integrante desteEdital. Desta forma, pedimos que confira atentamente as informações antes de enviá-la.

Como o (a) candidato (a) poderá solicitar informações e tirar dúvidas relativas ao concurso público? As dúvidas devem ser enviadas exclusivamente para o endereço informado no Edital do concurso: selecao@eci.ufmg.br

Como consigo gerar a Guia de Recolhimento da União para pagar a taxa de inscrição? 

6.4. A taxa de inscrição, no valor de R$ 215,99 (duzentos e quinze reais e noventa e nove centavos), deverá ser paga no Banco do Brasil S/A, por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU, emitida através da página eletrônica informada no Quadro 1 do Edital. 

Como solicitar a isenção da taxa de inscrição: Consultar as informações constantes no edital.


Dia 18/09/2023

.Total de vagas 1 (uma)
. Área de conhecimento Cultura e Informação
. Regime de trabalho 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva
. Titulação Doutorado na área de Antropologia ou Ciência da Informação ou Ciências Sociais ou Sociologia ou Comunicação ou Educação ou História ou em áreas afins
. Perfil desejado do(a) candidato(a) O candidato deverá ser capaz de ministrar disciplinas nos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Sistemas de Informação, na área de Cultura e Informação

Data de publicação do Edital: 18/09/2023 – Acesse AQUI

Formulário Eletrônico de inscrição disponível em: https://cati.eci.ufmg.br/formularios/

Edital 2124/2023 – Concurso para professor Adjunto