Jé Hãmãgãy, estudante do curso de Museologia da ECI, recebe bolsa do Instituto Moreira Sales de Pesquisa em Fotografia. O Instituto acaba de anunciar os projetos vencedores de sua quarta edição, que tem como tema: “A Amazônia por Albert Frisch”.

Jé Hãmãgãy (Jéssica Tôrres de Oliveira) é indígena da etnia Tikmu’un (Maxakali) e tem como foco de pesquisas a Museologia Social. A artista independente “aborda em seus trabalhos maternidade, cultura, sonhos, memória e pautas da luta indígena. Membro do Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas. O projeto apresentado à Bolsa vai focar nas perspectivas de representantes dos povos do território do Rio Madeira que foram fotografados por Albert Frisch, em específico os Mura e Miranha. Estes povos passaram por processos de perseguição, integração na sociedade nacional através de trabalho forçado e proibição de manifestar sua cultura e que agora passam por um caminho próprio de etnogênese. O projeto tenciona produzir uma leitura crítica dessas imagens pelo olhar desses povos e dos processos únicos que perpassam sua existência”

(FONTE: IMS, 2021)..

Leia a reportagem na íntegra em:

Jé Hãmãgãy recebe bolsa do Instituto Moreira Sales de Pesquisa em Fotografia.