O curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais teve seu reconhecimento renovado e obteve nota 5, conceito máximo, na avaliação do INEP/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação). A visita da comissão ocorreu entre os dias 21 e 23 de agosto e o relatório final foi divulgado dia 29 de agosto.

O curso de Arquivologia foi aprovado em 2008 e possui atualmente 119 alunos regulares. A primeira avaliação do Curso de Arquivologia pelo Ministério da Educação ocorreu em 2014 e se deu por meio da Portaria Nº 615, de 30 de outubro de 2014. O Coordenador na época foi o Prof. Adalson de Oliveira Nascimento.

A preparação para a avaliação envolveu todo o corpo docente do curso. O Curso foi muito bem avaliado com nota máxima.

Mariana Batista, coordenadora do curso de Arquivologia, relatou como foi a preparação:

“…Foi um processo bastante tenso e estressante!! Começou antes da pandemia, quando tivemos que disponibilizar uma quantidade significativa de documentos para o INEP. Podemos dizer que esse foi o primeiro passo. Depois disso a espera! Quando nos informaram que iríamos de fato passar pela visita e que seria virtual, ficamos bastantes tensos, principalmente porque não sabíamos como seria, afinal de contas, nunca tinha sido assim!!! Era novidade para gente e para a UFMG de forma geral.

A preparação, a conversa com os professores e a disponibilização de mais documentos foi ainda mais trabalhoso. Fizemos tudo que a DRI nos indicou, olhamos ponto a ponto cada indicador e buscamos dar o nosso melhor. Assim foi feito!!! Com um número imenso de documentos colocados no Drive, a visita teve início de fato!! Reuniões, conversas que envolviam professores, coordenação, alunos e técnicos, perguntas específicas e gerais.”

E finaliza “… Apesar de todo o estresse e tensão os dias da visita, se deram de maneira orgânica e de fato conseguimos mostrar a grandeza do curso e da UFMG. Eu fiquei muito feliz e sem palavras por ter conseguido, com a minha coordenação e colaboração de todos alcançar a nota máxima e demonstrar a manutenção da qualidade do curso.”

Parabéns a todos que fazem parte do curso de Arquivologia da ECI! Coordenação do curso, professores, funcionários e alunos, essa conquista é nossa!

Conceito 5: Curso de Arquivologia UFMG recebe nota máxima na avaliação do MEC